O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, participou do primeiro dia da III Conferência Diálogos com o Futuro, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
O evento aconteceu nesta segunda-feira (28/07) no auditório do TCE-PI, autoridades de renome nacional e internacional para debater o aprimoramento da gestão pública e o uso eficiente dos recursos públicos.
Severo Eulálio mediou o painel “Política Social e Direitos Fundamentais”, que contou com a participação do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e do procurador do Ministério Público de Contas do Piauí, Leandro Maciel.
“O Diálogos com o Futuro é um fórum que reúne nomes nacionais e internacionais para dialogar com quem presta contas e com quem analisa essas contas. Esse diálogo fortalece a boa aplicação dos recursos públicos e aperfeiçoa as técnicas de fiscalização. A maioria dos gestores públicos quer acertar. Muitas falhas acontecem por desconhecimento. Por isso, essa atuação educativa dos tribunais é fundamental para garantir uma administração pública mais eficiente e transparente”, comentou.
Para Edilson Silva, presidente da Atricon, houve uma mudança de postura dos tribunais de contas nas últimas décadas. “Por muito tempo, fomos vistos como órgãos apenas de punição, que apontavam falhas nos procedimentos, muitas vezes sem diálogo com quem estava na gestão. Hoje, vivemos um novo momento. Os tribunais estão abertos ao diálogo franco, dentro de princípios de integridade e republicanismo, buscando alcançar resultados concretos para a sociedade”, afirmou.
O evento segue até esta terça-feira (29/07). A conferência de encerramento será mediada pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, e terá como conferencistas o governador Rafael Fonteles e o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: OitoMeia