O início do mês de setembro marca a chegada oficial do tão temido B-R-O Bró, período conhecido como o de condição climática extrema, com altas temperaturas e baixas umidades. Apesar de o calor e a seca já predominar nos últimos meses, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Piauí, agosto ainda contou com chuvas passageiras que amenizaram a situação no Norte e Centro-Norte do estado.
Porém, nos próximos três meses, a previsão de sol com poucas nuvens domina o território piauiense e boa parte dos estados do Nordeste. Ainda há esperanças de alívio para as regiões Norte, Sul e Sudeste do Piauí, já que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há probabilidade acima da média (até 60% acima do normal) de chuvas nesses locais.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, mesmo com as chances de precipitação, temperaturas acima da média, inclusive entre 39° e 40°C, prevalecem e esquentam os meses de setembro, outubro e novembro. A especialista afirma que algumas áreas específicas do estado devem sofrer mais ainda com o calor, como cidades do Centro-Sul (Floriano, Oeiras, Uruçuí, Alvorada do Gurgueia e Bom Jesus, por exemplo) e do Centro-Norte (Campo Maior, Castelo do Piauí e áreas ao redor de Valença do Piauí).
De acordo com Sara, as umidades ainda devem permanecer críticas em todo o território, o que deixa um alerta para o cuidado redobrado com a saúde neste período. Há aumento dos riscos de desidratação, doenças respiratórias e ressecamento dos olhos e pele, especialmente para crianças e idosos.
Para o mês de outubro, a climatologista afirma que as primeiras chuvas típicas da pré-estação chuvosa deverão se apresentar principalmente no extremo sul do Piauí, a partir do dia 10. O mês apresenta as primeiras oscilações da Zona de Convergência do Atlântico Sul e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistemas que meteorológicos que organizam a umidade e causam as primeiras chuvas, que, neste ano, devem iniciar no Sul do estado.
Fonte: Portal O Dia