PUBLICIDADE

AGENDA INTERNACIONAL

Rafael Fonteles desembarca na China em busca de parcerias para o Piauí

rafael-fonteles-desembarca-na-china-em-busca-de-parcerias-para-o-piaui-a2629775-46e7-43a8-ad69-5ae24e6bcc7b

O governador Rafael Fonteles desembarcou neste domingo (22) em Pequim, na China. O gestor chegou às 16h no horário local, 4h no horário de Brasília. Acompanhado da primeira-dama Isabel Fonteles, o governador inicia uma série de atividades na Ásia.

A programação na China inclui encontros com empresas como a China Communications Construction Company (CCCC) e a Genertec International, visando alinhar projetos de infraestrutura com suas capacidades técnicas. O governador também visitará a Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS e a sede da Huawei em Pequim para explorar oportunidades em tecnologia e segurança pública.

Em Xiamen, está prevista uma visita ao Porto do Futuro e ao Terminal Hairun, o primeiro Porto Inteligente da China, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação no Porto de Luís Correia. Além disso, o governador explorará a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, um centro de inovação e comércio internacional, buscando parcerias para desenvolvimento e inovação.

A agenda também inclui encontros com o Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação, a Prefeitura de Xiamen e eventos de matchmaking entre empresários locais e piauienses. O governador encerrará sua missão com uma reunião no New Development Bank com a ex-presidente Dilma Rousseff, com o intuito de apresentar projetos do Piauí e buscar apoio institucional e financiamento.

Essa viagem internacional tem o potencial de fortalecer as relações do Piauí com países asiáticos, trazendo investimentos e expertise que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.

Agenda na Ásia
Na nova missão internacional, o governador se encontrará com representantes públicos e privados para buscar atrair mais investidores e apresentar as potencialidades do Piauí em áreas estratégicas, como hidrogênio verde e pescado, além de parcerias para a otimização de serviços públicos. Rafael destaca que, com essas missões, o Piauí busca exemplos de expertise em diversas áreas, além de firmar parcerias que irão impulsionar o desenvolvimento do Piauí.

“Sempre que fazemos essas missões internacionais, são dois os objetivos: o primeiro é aprender com os demais países e regiões naquilo que eles são destaques para trazermos as melhores práticas ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. A China é nosso maior parceiro comercial, investe em infraestrutura no mundo inteiro. O segundo ponto é trazer mais investimentos para cá, e certamente, muitos virão a partir desse nosso diálogo”, defendeu Fonteles.

Esta é a quinta viagem de Rafael Fonteles para fora do Brasil desde que assumiu o cargo. De acordo com o Palácio de Karnak, o objetivo da agenda na China é participar de reuniões com entes públicos e privados visando otimizar serviços públicos e atrair investimentos ao estado.

Já no Japão, a comitiva do governador planeja dialogar com representantes da indústria de conserva de pescados “a fim de apresentar o potencial pesqueiro do Estado”.

Na Coreia do Sul, está prevista uma reunião com a “Koreo Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) com o objetivo de conhecer o projeto de produção de navios para transporte de hidrogênio/amônia”.

Na sexta (20), o governador transmitiu o cargo para o vice, Themistocles Filho. Ele ficará no exercício do governo do Piauí até 4 de novembro, data para a qual está previsto o retorno de Rafael Fonteles.

Fonte: Meio Norte

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727