A câmara municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira, 31 de maio, sessão ordinária, que foi presidida pelo primeiro secretário da mesa diretora, o vereador Marcus Vinício (MDB), e como não havia nenhuma pauta específica, ele abriu a tribuna para que os parlamentares pudessem se pronunciar.
O vereador Ricardo Rodrigues, abriu sua fala lamentando a morte de alguns conterrâneos que partiram e deixaram saudades em seus familiares, e citou como exemplo, a jornalista e conselheira tutelar da cidade de Picos, Valtânia Moura, que faleceu recentemente, mas que deixava um legado de trabalho e honradez durante toda sua existência.
O mesmo pediu em sua fala ao secretário municipal de Obras, que faça a recuperação da estrada vicinal que liga o município a localidade Tanque, pois devido o inverno, o trecho ficou bastante esburacado e de difícil acesso.
Ricardo disse também que foi procurado por moradores do município, que alegam que não existe nenhum assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pois esse é um profissional de extrema necessidade naquele órgão, mas tomou conhecimento de que a prefeitura havia convocado um do recente concurso público, e que espera que este seja colocado lá, frisou.
“Eu tomei conhecimento que só foi chamado até agora pouco mais de 20 pessoas que foram aprovadas no último concurso, número bem abaixo de todos aprovados e também classificados, mas que espero que a gestora chame o restante, por que afinal de conta, essas pessoas estudaram e passaram, então não vejo nenhum motivo para não chamar todos”, comentou ele.
No final de sua fala, Ricardo Rodrigues convidou os santanenses para participarem dos festejos de São Marcelino, da comunidade Lagoa dos Marcelino.
O vereador Ismael Borges, falou da fiscalização do Tribunal de Contas do Estados (TCE), na prefeitura de Santana do Piauí, pois de acordo com ele, a corte estadual notificou a prefeitura por que ela ultrapassou o limite prudencial ou legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal. A notificação foi aprovada na Sessão Plenária do dia 23 de maio, seguindo o relatório da Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos (DFPESSOAL 2).
Segundo Ismael Borges, a gestão municipal antes não se preocupava em realizar atividades festivas, mas agora no período pré-eleitoral é uma festa atrás da outra. O parlamentar também cobrou da gestora municipal que chame todos os concursados, não apenas essa quantidade que tem, pois, a carência é grande em várias áreas da administração municipal, disse ele.
O vereador Francisquinho também cobrou a recuperação da estrada vicinal, que liga a sede do município ao povoado Coroatá, pois de acordo com o mesmo, além da estrada está toda esburacada, ainda leva risco as pessoas que passam por ela, o que termina colocando em risco a vida das pessoas, frisou.
O parlamentar também considerou pouco o número de convocados do último concurso pela prefeitura, pois segundo ele, não justifica ter mais de 90 aprovados e chamar pouco mais de 20 pessoas, pois no seu entendimento, tem que chamar todos, já que existem as vagas, comentou.
“O meu papel aqui na Câmara é de legislar e fiscalizar, por isso é que cobro da gestão municipal mais transparência. A população está ciente do que está acontecendo em nossa cidade, ninguém é tolo não, estamos sabendo de tudo, o dinheiro está rolando a balde”, falou Francisquinho.
Francisquinho disse ainda que está sendo perseguido politicamente no município, mas tudo tem um fim e nada é para sempre. Ele pediu a gestão municipal que mude a forma de administrar o município, pois do jeito que está, no final vai sair tudo errado, finalizou ele.
A vereadora Elenilsa Gabriel lamentou a morte de um músico santanense e falou que ele foi um grande profissional. A parlamentar disse também que a gestão municipal nunca deixou de realizar os eventos festivos não, pois desde cedo ela sempre tem cumprido o calendário cultural do município.
Elenilsa Gabriel disse ainda que os aprovados do concurso estão sendo chamados, e espera que em breve a prefeita consiga chamar todos, frisou a parlamentar.
Presidindo a mesa diretora o vereador Vinicio informou que a próxima sessão ordinária acontecerá dia 14 de junho.
Fonte: Portal AgoraED