Na manhã desta sexta-feira (22) foi realizada a solenidade de lançamento da Patrulha Maria da Penha no município de Picos. O evento ocorreu no Campi da Universidade Federal do Piauí Professor Barros Araújo. Na ocasião, foi entregue uma viatura policial lilás que será utilizada pela Patrulha.
Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, comandante do 4° BPM de Picos, tenente-coronel Estanislau Felipe, o deputado estadual Severo Eulálio, entre outras autoridades das forças de segurança e políticas.
O projeto da Patrulha Maria da Penha funciona com atuação de homens e mulheres num plantão de 24 horas para garantir assistência às vítimas e coibir crimes de violência doméstica.
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, comentou sobre a importância da descentralização da Patrulha no interior do Estado.
“Estamos trazendo essa novidade que é a descentralização do serviço da Patrulha Maria da Penha. É uma demanda social muito urgente, uma temática social de importância na Segurança Pública. A Patrulha não só é um serviço de repressão, educação, mas de acompanhamento das medidas protetivas”, frisou o comandante.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que o projeto encoraja as mulheres a denunciarem os casos de violência sofrida.
“As mulheres estão mais encorajadas dos seus direitos, denunciam. A viatura tem a caracterização cor lilás, bem forte é além dessa reprovação jurídica, mas também a reprovação social. Vamos estar interiorizando os grandes comandos do BEPI, Grupamento Aéreo, Patrulha Maria da Penha”, pontuou o secretário.
A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, comentou que anterior ao lançamento do projeto, os profissionais de segurança que atuarão na Patrulha passarão por capacitação.
“A Patrulha Maria da Penha é um dos equipamentos da política de enfrentamento a violência contra a mulher, onde vamos acompanhar algumas medidas protetivas. É uma ferramenta de acolhimento a essas mulheres, onde realizamos em Picos a capacitação dos profissionais de segurança da Polícia Civil, Polícia Militar”, ressaltou.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço da Polícia Militar do Piauí em parceria com o poder judiciário, que atua na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas concedidas às vítimas de violência doméstica e familiar.
Fonte e Fotos : [email protected]