Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edvaldo Filho, anunciou mudanças que acontecerão nas vias de algumas ruas da cidade.
A principal delas é a alteração no sentido da Rua Marcos Parente, que passará a ser uma via de mão única.
Segundo Edvaldo Filho, a mudança será concluída em até quinze dias. A alteração vinha sendo cobrada pelos moradores do local devido aos problemas que a via de mão dupla tem provocado, especialmente em horários de alto fluxo de veículos.
Por esse motivo, conforme explicou o secretário, a mudança já vinha sendo estudada e foi planejada a partir de diálogo com os moradores.
“Foi realizado um estudo sobre essa via com muito […] diálogo com comerciantes e moradores daquela rua. Todos [estavam] solicitando arduamente a mudança do sentido daquela via para que fosse apenas uma via de mão única. […] Então, entendemos que a população clama por uma mudança nesse sentido das vias para que possamos melhorar o fluxo do trânsito e diminuir, principalmente, os acidentes”, explicou.
Outra mudança que será feita é a implantação de um semáforo no cruzamento da Rua Marcos Parentes com a Rua São Francisco, nas proximidades da prefeitura municipal com a ponte.
“Nesse novo semáforo, já vamos instalar um semáforo mais moderno, que vai ter sinalização de quem passar no vermelho. A gente vai buscar também, implementar [o mecanismo] nos demais semáforos e nos demais pontos da cidade para que possamos regulamentar e para que as pessoas não desobedeçam a sinalização”, pontuou.
Além disso, a Rua Marcos Parente passará a ter a via no sentido do Estádio Municipal Helvídio Nunes para a prefeitura.
Entre os objetivos das mudanças está a diminuição das infrações de trânsito e consequentemente do número de acidentes. O secretário destacou outras medidas que também serão tomadas pela pasta com o mesmo objetivo.
“Vamos trabalhar com blitz educativa novamente para tentar conter [os acidentes] e vamos iniciar fortemente a sinalização de quebra-mola, de implantação de tachões e de redutor de velocidade para que possamos apertar o cinto nessa situação de não termos essa questão de trânsito rápido no centro”, concluiu.
Fonte: Portal Grande Picos