Em consonância com a Campanha Nacional de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado, 20, o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinacāo. A inciativa, parte do Governo Federal e pretende, além de buscar erradicar a pólio e prevenir outras doenças, também visa atualizar a caderneta vacinal do público infanto-juvenil.
A Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, reitera a importância do ato de vacinação da criançada, visto que a vacina garante o desenvolvimento saldável desse público.
“Para que essa doença – pólio, não retorne ao nosso país, é necessário que as pessoas, pais e responsáveis, procurem vacinar seus filhos. A imunização é a melhor forma de prevenção”, lembra a gestora.
A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e se estende até o dia 9 de setembro em todo o país. O ato envolve a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança. A referida campanha abrange o público de 0 a 15 anos.
A dona de casa Leia Bezerra, é mãe da pequena Lara Bezerra, de 11 anos. Segundo ela, a vacinação é fundamental para a manutenção da saúde e o desenvolvimento da sua filha.
“É importantíssima essa vacina. Ela previne doenças e principalmente, prioriza a saúde da criança”, sublinha a dona de casa.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou toda a rede de postos de saúde local para atender a população picoense no dia “D”. Ao todo, foram 18 unidades de atendimento envolvendo profissionais da área.
“Lembrando que a atualização da caderneta vacinal é anual. O município tem todas as vacinas do programa nacional disponíveis. É importante que os pais levem seus filhos para vacinar. É por meio da vacina que podemos conseguir manter nossas crianças saudáveis”, reforça Mariana Fontes, coordenadora de vacinação do município de Picos.
Fonte: CCOM/PMP