PUBLICIDADE

ALEPI

Severo Eulálio defende legalidade de eleição antecipada na Alepi; decisão do STF pode tirá-lo da presidência

IMG_0781

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) se pronunciou nesta terça-feira (30/05) acerca das notícias sobre a possibilidade de anulação da eleição antecipada  para a Presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no biênio 2025/2026, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Severo, a decisão do ministro Dias Toffoli de anular eleição, feita nos mesmos moldes, da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins não se aplica para o Piauí. 

O deputado declarou que a eleição no estado foi realizada em conformidade com a legislação vigente, respeitando o estatuto e o regimento interno da Alepi. 

“A princípio, a decisão versa sobre o Tocantins. A respeito da nossa nossa eleição, ela foi feita respeitando todos os critérios, toda a legislação vigente no momento aqui no nosso estado, o nosso estatuto, nosso regimento interno da Assembleia. Todos os pares aqui votaram favoravelmente tanto as alterações como também na eleição, foram 30 votos para o presidente Franzé e na segunda eleição foram 30 votos para gente como presidente”, destacou. 

Severo Eulálio também apontou diferenças entre as situações do Tocantins e do Piauí. 

“Apesar das semelhanças tem também várias diferenças. O ministro Dias Toffoli menciona em sua decisão conversas do mesmo partido. Aqui, por exemplo, nós somos de partidos opostos. Ele [Franzé] é do PT e eu sou do partido do MDB”, ressaltou. 

Questionado sobre a antecipação, Severo declara não ser a primeira vez que isso acontece, inclusive no Piauí. No entanto, ele afirmou que é necessário aguardar uma decisão definitiva do Supremo e, caso seja aplicável ao Piauí, cumprir a decisão da Justiça. 

“Tem outros estados que acontece a mesma coisa. O presidente Themístocles aqui foi eleito com seis meses de antecedência, com um ano de antecedência. O que cabe agora é aguardar a decisão do STF, uma decisão definitiva, porque no momento a decisão não se refere em nada ao estado do Piauí. Todos nós respeitamos  a justiça, queremos honrar o que a justiça determina, mas o que ela determina em relação ao Piauí”, disse. 

NOVAS ELEIÇÕES 

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), afirmou em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (29/05) que seguirá a decisão do STF.

“A Assembleia Legislativa do Piauí vai acatar aquilo que o Supremo determinar. A Casa está harmônica em relação ao acordo firmado e acredito que não vai haver nenhum problema no andamento das negociações”, declarou. 

Fonte: OitoeMeia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727