A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está presente na 4ª edição do Congresso das Cidades 2025.
O evento, que reuniu lideranças de diversas áreas, de prefeituras ao setor produtivo, para debater soluções inovadoras para os municípios, tem como foco o debate e apresentação de soluções para modernização da prestação de serviços no setor público.
O deputado Severo Eulálio (MDB), presidente da Alepi, esteve presente no evento falando sobre a transformação digital na Casa.
“Mostramos alguns sistemas que estamos trazendo, algumas ideias que estamos desenvolvendo. […] Os deputados serão dotados, os gabinetes serão dotados de mais tecnologia para podermos ter, através da inteligência artificial, leis melhores, leis de mais qualidade”, afirmou.
Outra ação apresentada no evento foi a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo a Alepi o segundo Legislativo estadual do Brasil a aderir. Pelo SEI, os servidores dos órgãos podem produzir e gerir processos administrativos com ganho de eficiência e transparência. Ele já tem sido utilizado por universidades, ministérios, Polícia Federal, tribunais.
Agilidade e Transparência
A Ouvidora da Alepi, Rosa Camila Portela, explicou que as iniciativas da Casa, como a mudança do sistema da Ouvidoria, o uso de inteligência artificial e a adesão ao SEI vão “facilitar a vida dos deputados na criação de projetos e, ao mesmo tempo, oferecer mais serviços para a população. Vão dar mais agilidade aos atendimentos tanto aos servidores quanto à população”.
O deputado Ziza Carvalho (MDB) exaltou o Congresso, afirmando que é um momento em que são expostas inovações tecnológicas, “que melhoram a administração pública. Um congresso que vem coroar o intercâmbio de inovações entre os gestores públicos”. “Queremos mais transparência, mais eficiência, mais fluidez nos processos. Tudo isso com um único objetivo: prestar serviço com mais qualidade para a população piauiense”, finalizou Severo Eulálio.
Fonte: Alepi