PUBLICIDADE

2° EDIÇÃO DO PARLAMENTO DO FUTURO

Severo Eulálio destaca papel transformador da política no lançamento da 2ª edição do Parlamento do Futuro na ALEPI

IMG-20251016-WA0277-780x470

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lançou, na manhã desta quinta-feira (16), a segunda edição do Parlamento do Futuro, projeto que convida estudantes do Ensino Médio da rede estadual a vivenciarem o trabalho de um deputado estadual por uma semana. Promovido pela Alepi, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o projeto é realizado a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer a formação política e cidadã dos jovens piauienses.

Durante a abertura da sessão, o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou que o programa representa uma oportunidade única para os estudantes compreenderem o papel da política como instrumento de transformação social. “É extremamente relevante essa aproximação dos nossos alunos com a vida pública, mostrando para eles a importância de representar o povo. Eles passam a ter uma visão diferente da política e entendem que ela pode mudar a vida das pessoas”, afirmou o presidente.

Severo Eulálio ressaltou, ainda, que a experiência proporcionada pelo Parlamento do Futuro contribui para o amadurecimento democrático e o surgimento de novas lideranças. “Aqui, esses estudantes aprendem como funciona o processo legislativo, discutem e elaboram projetos de lei, elegem seus presidentes e exercitam o respeito às divergências. Essa vivência desperta um olhar mais crítico e participativo, essencial para formar cidadãos conscientes e engajados”, completou.

Projeto
Criado em 2023 por iniciativa do deputado Francisco Limma (PT), atual vice-presidente da Alepi, o Parlamento do Futuro nasceu com o propósito de estimular o envolvimento dos jovens na política e fortalecer a democracia.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa tem impacto positivo na formação integral dos estudantes. “Essa é uma ação que alia o aprendizado acadêmico ao desenvolvimento socioemocional, preparando os jovens para serem protagonistas de um Piauí cada vez mais desenvolvido e pujante”, afirmou.

Já o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, explicou que o Tribunal oferecerá suporte técnico ao processo de simulação eleitoral. “O TRE vai disponibilizar urnas eletrônicas, os nomes dos inscritos e a lista de eleitores do pleito. Será uma eleição simulada, com o registro de candidaturas, escolha de partidos e votação para eleger 30 estudantes. É uma verdadeira aula de cidadania”, destacou o desembargador.

Fonte: Alepi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.