PUBLICIDADE

2° EDIÇÃO DO PARLAMENTO DO FUTURO

Severo Eulálio destaca papel transformador da política no lançamento da 2ª edição do Parlamento do Futuro na ALEPI

IMG-20251016-WA0277-780x470

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lançou, na manhã desta quinta-feira (16), a segunda edição do Parlamento do Futuro, projeto que convida estudantes do Ensino Médio da rede estadual a vivenciarem o trabalho de um deputado estadual por uma semana. Promovido pela Alepi, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o projeto é realizado a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer a formação política e cidadã dos jovens piauienses.

Durante a abertura da sessão, o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou que o programa representa uma oportunidade única para os estudantes compreenderem o papel da política como instrumento de transformação social. “É extremamente relevante essa aproximação dos nossos alunos com a vida pública, mostrando para eles a importância de representar o povo. Eles passam a ter uma visão diferente da política e entendem que ela pode mudar a vida das pessoas”, afirmou o presidente.

Severo Eulálio ressaltou, ainda, que a experiência proporcionada pelo Parlamento do Futuro contribui para o amadurecimento democrático e o surgimento de novas lideranças. “Aqui, esses estudantes aprendem como funciona o processo legislativo, discutem e elaboram projetos de lei, elegem seus presidentes e exercitam o respeito às divergências. Essa vivência desperta um olhar mais crítico e participativo, essencial para formar cidadãos conscientes e engajados”, completou.

Projeto
Criado em 2023 por iniciativa do deputado Francisco Limma (PT), atual vice-presidente da Alepi, o Parlamento do Futuro nasceu com o propósito de estimular o envolvimento dos jovens na política e fortalecer a democracia.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa tem impacto positivo na formação integral dos estudantes. “Essa é uma ação que alia o aprendizado acadêmico ao desenvolvimento socioemocional, preparando os jovens para serem protagonistas de um Piauí cada vez mais desenvolvido e pujante”, afirmou.

Já o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, explicou que o Tribunal oferecerá suporte técnico ao processo de simulação eleitoral. “O TRE vai disponibilizar urnas eletrônicas, os nomes dos inscritos e a lista de eleitores do pleito. Será uma eleição simulada, com o registro de candidaturas, escolha de partidos e votação para eleger 30 estudantes. É uma verdadeira aula de cidadania”, destacou o desembargador.

Fonte: Alepi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727