PUBLICIDADE

PRISÃO EFETUADA

Suspeito de vários homicídios e líder criminoso do sul do Piauí é preso no Pará

joabe_para_(2)

Joabe da Silva Aguiar, de 40 anos, preso nesta terça-feira (9) em Belém do Pará, é apontado pela Polícia Civil do Piauí como um dos criminosos mais perigosos do extremo sul do estado. Conhecido como “Velho Coroa”, ele seria responsável por comandar homicídios, ordenar execuções e atuar como líder criminoso em pelo menos cinco cidades piauienses.

Foto: Polícia Civil

Segundo a delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, o suspeito era alvo prioritário das forças de segurança devido à alta periculosidade e à habilidade de se esconder em diferentes estados utilizando identidades falsas.

O suspeito atuava simultaneamente no Piauí, Goiás, São Paulo e Pará, determinando execuções à distância. “Todas as vezes que havia homicídios na região de Avelino Lopes e Corrente, o mando partia do Joabe”, explicou.

O delegado destacou ainda que o preso possuía vínculos com mais de uma facção criminosa e chegou a mudar de grupo ao longo dos anos.

“Para você ter ideia do grau de periculosidade, ele já foi de uma facção, brigou com lideranças da região e foi para outra, sempre mantendo posição de liderança”, afirmou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Mudança de facção e disputa entre grupos

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP, esclareceu que Joabe iniciou a trajetória criminosa fortemente ligado a uma facção, mas, após um conflito interno, passou a atuar de forma independente com seu próprio grupo, chamado Tropa do Coroa.

“Conforme apurado, ele tinha proximidade com criminosos que foram para São Paulo, como os irmãos Pantera e Flex. A partir dessa briga, teve início a série de mortes em Avelino Lopes”, explicou.

Ainda segundo o delegado, a disputa entre seu grupo e rivais desencadeou homicídios registrados em estradas vicinais, muitos deles filmados pelos executores, evidenciando o conflito por pontos de tráfico e domínio territorial. “Quando a situação esquentava de novo, eram os mandos do Velho Coroa, de onde ele estivesse”, destacou.

Joabe estava no radar das forças de segurança desde 2013. Ele foi condenado a 49 anos de prisão pelo duplo homicídio de um casal que vendia drogas para ele e tinha uma dívida de cerca de R$ 3 mil.

“Para vocês terem ideia do que é esse indivíduo, ele torturou um casal durante horas, quebrou braços e pernas, e chegou a arrancar os olhos antes de matá-los”, relatou Anchieta Nery.

Ainda segundo a Polícia Civil, a fuga da Penitenciária de Bom Jesus, em 2016, permitiu que ele reorganizasse a própria estrutura criminosa e expandisse sua influência no sul do Piauí, atuando como mandante de execuções em Gilbués, Curimatá, Avelino Lopes e Bom Jesus.

Vida de luxo com identidade falsa no Pará

O delegado Celso Benício, diretor de Polícia do Interior, informou que Joabe vivia discretamente em Belém, utilizando documentos falsos para esconder a identidade enquanto mantinha um padrão de vida elevado.

“De acordo com o monitoramento, ele morava com a esposa e um filho pequeno, movimentava dinheiro por contas de terceiros e mantinha carros e imóveis de bom padrão, mesmo sem sair muito de casa, tudo financiado com dinheiro do crime”, disse.

A Polícia Civil do Pará monitorava o suspeito havia cerca de um mês, incluindo o período da COP30 . “A prisão foi tranquila. Assim que a equipe entrou, ele destruiu o celular e não reagiu”, explicou o delegado.

A operação contou com apoio do delegado Alessandro Barreto, de Brasília, além das polícias civis do Pará, Goiás e Distrito Federal. Joabe será recambiado para o Piauí, onde deve responder por múltiplos homicídios e por crimes relacionados às facções e ao tráfico de drogas, além de investigações complementares que seguem em andamento.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.