PUBLICIDADE

TRAGÉDIA

Todas as 242 pessoas que estavam a bordo de avião que caiu na Índia morreram, confirma polícia local

todas-as-242-pessoas-que-estavam-a-bordo-de-aviao-que-caiu-na-india-morreram-confirma-policia-local-12dee3db-648a-40ca-81b8-c01908cb2fb7.jpg

A polícia indiana confirmou nesta quinta-feira (12) que todas as 242 pessoas a bordo do avião que caiu pouco após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, morreram no acidente. A informação foi divulgada pelo jornal India Express e confirmada por autoridades locais.

Cauda de avião da Air India encravada em prédio – Foto: Central Industrial Security Force/AFP

Segundo a polícia, estavam no voo 230 passageiros e 12 tripulantes. A aeronave, um Boeing 787 Dreamliner da Air India, tinha como destino o Aeroporto de Gatwick, em Londres.

O voo AI171 havia decolado às 13h39 (horário local) e caiu cerca de cinco minutos depois, segundo informou Faiz Ahmed Kidwai, diretor-geral da Aviação Civil da Índia. Todas as operações no aeroporto foram temporariamente suspensas após o acidente.

Acidente ocorreu em alojamento estudantil

A queda ocorreu fora do perímetro do aeroporto, atingindo um edifício usado como alojamento para estudantes de medicina da BJ Medical College. No momento do impacto, entre 50 e 60 internos estavam no local. De acordo com o canal de televisão CNN News-1, muitos estudantes morreram.

A aeronave chegou a emitir um sinal de emergência (“Mayday”) antes de desaparecer dos radares. Pouco depois, um comissário de polícia declarou à Associated Press que “não havia sinais de sobreviventes”.

Vídeos divulgados por veículos locais como o Gujarat First e a NDTV mostram o momento exato da queda, seguido de uma grande explosão e incêndio. Caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados imediatamente para controlar as chamas.

Resgate após queda de avião na Índia | Foto: Sam PANTHAKY / AFP

Dinâmica da queda

Segundo a plataforma Flightradar24, os dados iniciais do voo indicam que o avião atingiu uma altitude barométrica máxima de 190 metros (com a elevação do aeroporto em cerca de 61 metros). Em seguida, começou a perder altura rapidamente, descendo a uma taxa de 145 metros por minuto, até colidir com o solo.

Reações e medidas

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou nas redes sociais que a tragédia é “indescritível e de partir o coração”. “A tragédia em Ahmedabad nos chocou profundamente. Neste momento de dor, meus pensamentos estão com todos os afetados. Estou em contato com ministros e autoridades envolvidas nas ações de socorro”, escreveu.

O ministro da Aviação Civil também se manifestou, afirmando estar “chocado e devastado” com o ocorrido. Disse ainda que as equipes estão em “alerta máximo”.

Nacionalidades a bordo

De acordo com a agência Reuters, entre os passageiros havia:

    •    169 indianos

    •    53 britânicos

    •    7 portugueses

    •    1 canadense

Nota da Air India

Em comunicado oficial, a Air India afirmou:

“O voo AI171, na rota Ahmedabad–Londres Gatwick, envolveu-se em um incidente nesta quinta-feira, 12 de junho de 2025. Estamos apurando os detalhes e forneceremos novas informações assim que possível.”

Além das perdas humanas, diversas estradas da região foram bloqueadas como parte do esquema de emergência, segundo informou o canal News18.

Fonte: Meio News

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.