PUBLICIDADE

MUNDO

Trump vence Kamala e é eleito presidente dos Estados Unidos pela 2º vez

Este será o segundo mandato do republicano, que comandou o país de 2017 a 2020.
000_36LN9PN

O republicano Donald Trump é o mais novo presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada na manhã desta quarta-feira (6), após o candidato conquistar o estado de Winsconsin e possuir mais de 270 delegados no colégio eleitoral americano, segundo projeção da Associated Press (AP). Esta será a segunda vez que Trump estará no comando do país.

O magnata recebeu votos o suficiente para que não seja mais superado pela adversária Kamala Harris, do partido democrata. Antes mesmo da confirmação da vitória, Trump discursou em West Palm Beach, na Flórida, e prometeu “curar os EUA”.

Apesar das projeções feitas por veículos de comunicação ou institutos de pesquisa não serem oficiais, elas são bastante aceitas pela comunidade americana. Nos Estados Unidos, a contagem de votos é responsabilidade de cada estado, o que pode fazer a apuração durar semanas. Por isso, as projeções permitem saber com antecedência quem será o vencedor.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados-chave como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.

Resultado histórico

O resultado é histórico. Este é o segundo mandato não consecutivo de um presidente desde 1893. Com a vitória, Trump, que tem 78 anos, é o presidente mais velho eleito.

O novo presidente assume o cargo em 20 de janeiro de 2025. Nos primeiros dois anos de governo, ele terá uma maioria republicada na Câmara e no Senado.

Comício após comício, o republicano, que sofreu duas tentativas de assassinato durante a campanha, repetiu o roteiro de 2016 e 2020, apresentando-se como o candidato antissistema. O discurso foi o mesmo em todas as ocasiões: a luta contra os migrantes em situação irregular que, segundo ele, “envenenam o sangue” do país.

Trump já chamou os migrantes de “terroristas”, “estupradores”, “selvagens” e “animais” que saíram de “prisões e manicômios”.

Vitória inédita

Com a vitória do republicano, esta será a primeira vez que os Estados Unidos terá um presidente condenado na Justiça. Ele foi condenado por um crime no final de maio e possui quatro processos pendentes. Nos EUA, não há restrições na Constituição que proíba  uma pessoa  condenada judicialmente de concorrer à presidência.

Trump também pintou um cenário sombrio do país durante uma campanha dominada pela retórica violenta. O magnata insultou a Harris, a quem chamou de “lunática radical da esquerda”, “incompetente”, “idiota” e pessoa com um “coeficiente intelectual baixo”, entre outras ofensas. Ela respondeu chamando o adversário de “fascista”.

Fonte: Diário do Nordeste

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.