Uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a administração municipal está promovendo cuidados com a saúde das mulheres do município de Monsenhor Hipólito.
A unidade móvel da mamografia realiza atendimentos de prevenção ao público feminino com faixa etária de 40 a 69 anos de idade. Em Monsenhor Hipólito, a ação acontece hoje (17) e permanece até nesta sexta-feira, 18 de maio.
Durante este período, a expectativa é que aproximadamente 60 mulheres compareçam à carreta para realização do exame de mamografia, que detecta alterações na mama para que, posteriormente, as pacientes sejam encaminhadas para o devido tratamento.
Os exames têm o objetivo principal de prevenir o câncer de mama. Ultimamente, a doença tem causado preocupação entre as mulheres e, por isso, as prevenções são primordiais nessa questão de saúde pública.
O prefeito Djalma Policarpo esteve acompanhando o inicio dos atendimentos. Em entrevista, o gestor enfatizou as ações de saúde que estão sendo promovidas no município.
“É uma parceria com o Governo do Estado, onde estamos cuidando da saúde da população. Recentemente, teve uma carreta do Sesc fazendo exames de mamografia, citopatológico e estamos focando na saúde da mulher, a gente trabalha em todos os setores, mas temos dado uma atenção especial à saúde da mulher. Não podemos deixar de promover essas ações, é uma ação reivindicada e a gente tem atendido esse anseio das mulheres e vamos continuar nessa missão. Todas as UBS estão sendo reformadas, estamos trazendo equipamentos e vamos continuar atendendo todos os segmentos da sociedade”, afirmou.
A secretária de Saúde, Joyce Bezerra, destacou a prevenção com a unidade móvel da mamografia, “Em março tivemos a carreta do Sesc de mamografia e citologia e trouxemos novamente para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram fazer o exame. Com essa ação estamos prevenindo o câncer de mama e assim cuidando da saúde da mulher”, explicou.
As ações também estão sendo realizadas na Unidade Mista de Saúde Emília de Sá Bezerra, na qual é dirigida por Manoel Policarpo.
Fonte e Fotos: CidadesnaNet