Neste domingo, dia 20 de abril, a UPA 24h de Picos celebrou seu primeiro ano de funcionamento. Durante esse período, foram realizados mais de 68 mil atendimentos e 59 mil exames, consolidando seu papel como referência em urgência e emergência para pacientes adultos (a partir de 15 anos) na região.
A unidade, gerida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), atende cerca de 600 mil pessoas de 26 municípios do Vale do Rio Guaribas e 16 municípios do Vale do Itaim. Com estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA oferece um atendimento completo e eficiente, contando com 128 profissionais diretos e 58 colaboradores terceirizados.
Os números registrados simbolizam a importância que a UPA possui para a população de Picos e dos demais municípios da região. Até 31 de março de 2025, foram contabilizados 68.318 atendimentos, 58.960 exames laboratoriais, 8.426 remoções, 5.298 eletrocardiogramas, além de mais de 3.300 outros procedimentos, como curativos, suturas, drenagens e remoção de corpos estranhos.
“Esses números refletem o compromisso de toda a equipe da UPA 24h de Picos, onde cada colaborador, de maneira singular, oferece um atendimento de qualidade, somado à infraestrutura e à tecnologia moderna para atender as necessidades da população, proporcionando um serviço de saúde eficiente, ágil e acolhedor a todos. Nosso desempenho é possível graças ao trabalho incansável de todos os profissionais que integram a unidade. Juntos, conseguimos superar obstáculos e proporcionar cada vez mais uma melhor assistência. Nosso objetivo é seguir avançando, buscando sempre a excelência no atendimento, com foco na saúde, no bem-estar e na satisfação de nossos pacientes”, destaca Edilberto Lima, responsável pela gerência da UPA 24h de Picos durante o primeiro ano de funcionamento.
Segundo a Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, superintendente da Urgência e Emergência/Rede Ambulatorial, a UPA de Picos completa seu primeiro ano de funcionamento se consolidando como referência em atendimento. “Esse marco reforça a importância do trabalho em equipe, da qualificação técnica e do compromisso com um cuidado humanizado e eficiente. Todos os profissionais atuam com dedicação, responsabilidade e comprometimento, construindo diariamente essa trajetória de acolhimento e respeito à vida”, afirma.
Principais números registrados pela UPA 24h de Picos no primeiro ano de funcionamento (até 31 de março de 2025):
– Atendimentos prestados: 68.318
– Exames laboratoriais: 58.960
– Remoções: 8.426
– Eletrocardiogramas (ECG): 5.298
– Suturas, curativos, drenagens e outros procedimentos: mais de 3.300
CCOM-PI