A Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24h de Picos realizou uma capacitação voltada aos profissionais de saúde, com o objetivo de otimizar os processos de realização das transferências intra-hospitalares. A iniciativa envolveu planejamento e comunicação entre a equipe, a fim de garantir segurança, organização e um atendimento centrado no paciente.
Durante a capacitação, foram elencados pontos importantes no processo de remoção, tais como: avaliação prévia do paciente, monitoramento dos sinais vitais, identificação de riscos e definição do suporte necessário durante o transporte. A importância de uma comunicação eficaz entre os setores de origem e destino também foi ressaltada.
Administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), a UPA 24h de Picos tem, entre suas estratégias estabelecidas, o acompanhamento das atualizações nos protocolos, o uso de novas tecnologias e a aplicação de boas práticas — permitindo, assim, oferecer um trabalho de excelência. “Nosso objetivo é proporcionar um serviço de saúde eficiente, com atendimento ágil e de qualidade, com foco na saúde e no bem-estar de nossos pacientes”, destaca Evelton Barros, enfermeiro da educação permanente da UPA 24h de Picos.
Para Gabrielly Rocha, coordenadora administrativa da unidade, a qualificação da equipe de enfermagem com a capacitação sobre transferência intra-hospitalar é fundamental: “Essa capacitação representa nosso compromisso com a segurança do paciente e com a excelência nos serviços prestados. É por meio do alinhamento entre os setores, da organização dos fluxos e da comunicação eficaz que buscamos garantir que cada etapa do cuidado ao paciente seja conduzida com responsabilidade, técnica e respeito”, conclui Gabrielly.
Com informações da Sesapi/ Governo do Piauí