PUBLICIDADE

ELEIÇÕES 2024

Urnas eletrônicas irão passar por processo de auditoria em dia de eleição no Piauí

20 urnas serão sorteadas para a simulação, que pretende analisar a confiabilidade das urnas eletrônicas do estado. A auditoria terá eleitores participando do processo.
Votação-urna

As urnas eletrônicas passarão por um processo de auditoria no dia da eleição. A comissão irá realizar esse trabalho, no Piauí, foi instituída hoje (06/08) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE). A comissão será formada por 13 membros, presidida pela juíza de Direito Elvira Pitombeira, que atua na Vara de Família no Piauí. O pleito contará com 12 servidores do TRE e do Ministério Público do Piauí (MP/PI) integram a comissão.

A auditoria funcionará em duas frentes. A primeira vai sortear 20 urnas em todo o Piauí. As urnas selecionadas vão vir para Teresina e ficarão sob a guarda da Polícia Federal.

“Vamos fazer uma simulação. Inseriremos votos em cédulas de papel, em urna de lona, e o mesmo voto será inserido na urna eletrônica. Todo o processo será filmado. Ao final da votação simulada, vamos realizar a contagem dos votos nas duas urnas e comparar o resultado”, explicou Anderson Lima, secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PI.

A segunda frente de auditoria convidará eleitores para participarem do processo. Duas seções eleitorais serão escolhida pela comissão. Ao lado, uma nova seção para auditar os votos dos eleitores. No final da votação, o relatório mostrará a confiabilidade do sistema.

A participação do eleitor não é obrigatória. O processo de auditoria é feito para garantir a segurança da urna e a votação não viola o sigilo do voto.

Fonte: OitoeMeia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727