A deputada Vanessa Tapety (MDB) falou, na manhã desta qaurta-feira (2), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sobre sua volta como deputada estadual, assumindo o lugar de Georgiano Neto (MDB) que se afastou para tratamento de saúde.
Em seu discurso de posse, ela expressou gratidão e consciência da responsabilidade do cargo. Ela compartilhou sua trajetória, destacando sua origem em Oeiras e o apoio da cidade de José Freitas, e ressaltou a importância de sua eleição como a primeira mulher de sua família a ocupar o cargo, quebrando barreiras históricas na política. Ela enfatizou ainda a importância do trabalho, humildade e dedicação em sua jornada.
Tapety disse que acredita na política como ferramenta de transformação social, baseada em diálogo e respeito, sempre mantendo seus princípios e compromissos com a população. “Após anos nos bastidores, assumo uma posição de destaque, representando a ascensão das mulheres na política, apesar de desafios e preconceitos”, afirmou. Ela se declarou feminista e que valoriza a luta por justiça e igualdade. Agradeceu o apoio de seu pai, de seu tio e do ex-prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, que a acolheu como amigo e parceiro político. Também mencionou a dor pela perda de seu sogro, o ex-prefeito Gerardo Linhares, assassinado durante seu mandato como prefeito da cidade de José de Freitas em 2011.
Ela enfatizou a importância da política para o bem comum e a necessidade de políticos justos e com espírito público. A parlamentar expressou sua admiração por figuras políticas como Regina Sousa, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB). Destacou ainda sua vontade de trabalhar pelo Piauí sem buscar cargos ou favores e expressou o desejo de ver mais mulheres na política.
Evaldo Gomes (Solidariedade), vice-líder do governo, parabenizou Vanessa Tapety por estar de volta à Casa e relembrou sua parceria e experiência adquirida desde a candidatura a vice-governadora em 2018. O deputado também expressou orgulho, carinho e confiança na contribuição da parlamentar para a Alepi. Dr Helio (MDB) disse que está muito alegre com o retorno da deputada e que é mais uma voz feminina que chega na Casa com muita força. “A voz feminina está muito bem representada” afirmou.
“Tem pedigree político, pelo fato de nascer numa família tradicional, e trazer para essa casa inovações. Na sua primeira passagem, eu tive a felicidade de empossá-la deputada pela primeira vez, e surpreendeu, não só a Assembleia Legislativa, surpreendeu toda a população piauiense pela forma como conduziu os poucos dias do seu mandato. Pela qualidade das produções legislativas, dos debates trazidos nesta Casa, sempre a defesa das mulheres, sempre a defesa dos mais pobres, e mostrando a sua competência e compromisso com os movimentos sociais” afirmou Franzé Silva.
Ziza Carvalho falou em nome do MDB e parabenizou a deputada pelo seu retorno como deputada. Disse que é um grande orgulho tê-la de volta à Casa e que a cidade de Oeiras ganha muito com seu retorno. O deputado destacou a alegria de ter a deputada representando o Piauí e a aprovação do nome do aeroporto de Oeiras em homenagem a Juarez Piauiense de Freitas Tapety. Finalizou sua fala dizendo que tem admiração e orgulho em estar ao seu lado.
Tiago Vasconcelos (MDB) também expressou sua alegria e satisfação em dividir o Plenário com a deputada e ressaltou a importância da sua presença e sensibilidade, especialmente por ser mulher. Gracinha Mão Santa (Progressistas) elogiou a determinação e os valores familiares existentes em Vanessa Tapety. Ela encorajou a deputada a não desistir, prevendo seu sucesso futuro em uma próxima eleição, e destacou a importância da união entre homens e mulheres na política, enfatizando a necessidade de combater o machismo e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesse meio.
“Seu discurso manifesta suas ideias com clareza, com o propósito a cumprir aqui neste Parlamento enquanto exerce o seu mandato e, mais do que isso, compreendendo o projeto político que, neste momento, está em curso em nosso estado. Aprendi a conhecer a pouco tempo, de perto, já conhecia de longe, já admirava, não somente pela sua elegância enquanto pessoa, mas como disse, pelos passos que vem trilhando na sua carreira pública”, destacou Dr. Gil Carlos (PT).
O deputado Fábio Novo (PT) também parabenizou Vanessa pela sua volta e ressaltou sua representatividade feminina. Enfatizou a dedicação e compromisso dela com o povo piauiense.
Liuce Santos – Edição: Nícolas Barbosa