O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), da cidade de Bom Princípio do Piauí, foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado pelo estupro de uma adolescente de 14 anos. De acordo com a decisão, proferida nesta terça-feira (2), o parlamentar não poderá recorrer da decisão em liberdade e permanecerá preso na Penitenciária Mista de Parnaíba, onde está custodiado desde o último dia 19 de maio.
O caso ocorreu em 2018, quando a vítima tinha apenas 11 anos de idade, mas só foi denunciado ao Conselho Tutelar em 2021, quando Jacinto Moraes também foi apontado como suspeito pelo abuso sexual contra outras duas menores de idade. Segundo as investigações, Jacinto Moraes mantinha um relacionamento sigiloso com a jovem desde que ela tinha 11 anos. A relação só se tornou pública quando ela completou 14 anos.
A investigação chegou a ser arquivada devido à falta de provas, mas foi reaberta após áudios extraídos do celular da jovem e depoimentos de profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) apontarem para a existência da prática criminosa. Diante de todo material probatório, a polícia decidiu pelo indiciamento do vereador, que foi preso preventivamente e afastado da Câmara Municipal de Bom Princípio.
Quem é Jacinto Moraes?
Jacinto Moraes é irmão do atual prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Moraes (PSB). Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2004. Em 2008, candidatou-se à prefeitura, mas foi derrotado. Retornou ao parlamento municipal em 2012 e chegou a ser presidente da Casa Legislativa. As investigações indicaram que o parlamentar usava a influência política para silenciar e intimidar as vítimas.
Fonte: Cidade Verde