Durante sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (28), o presidente da Câmara Municipal de Picos, Ver. Rinaldinho, anunciou que o prédio do poder legislativo picoense passará por nova reestruturação.
De acordo com Rinaldinho, a principal intervenção será realizada no anexo antigo do prédio, uma estrutura histórica que apresenta problemas desde a sua construção — especialmente no teto do plenário e do anexo. A reforma será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Florentino Neto.
“Vamos quebrar toda essa parte e reformar com o que há de mais moderno, utilizando manta térmica e eliminando as telhas aparentes”, explicou o presidente.
Além da recuperação do teto, o projeto contempla melhorias na estrutura física dos gabinetes, instalação de novo piso e construção de novos espaços para atender à atual demanda da Câmara. Atualmente, o Legislativo conta com 17 parlamentares, além da necessidade de gabinetes para suplentes — um cenário bem diferente da última reforma, quando a Casa tinha apenas cinco vereadores.
Outro destaque feito pelo parlamentar foi a realocação do sistema de energia solar. As placas fotovoltaicas atualmente instaladas no anexo antigo serão transferidas para o novo anexo, permitindo o isolamento da área e o início imediato da obra.
Ainda na sessão ordinária, Rinaldinho, comentou sobre o projeto de reforma administrativa encaminhado pelo prefeito Pablo Santos, que prevê a criação de novas secretarias no município.
Segundo o parlamentar, a principal novidade é a criação da Secretaria de Estradas e Rodagens, que terá a responsabilidade de centralizar os serviços relacionados à malha viária, hoje distribuídos entre diferentes pastas.
“Nós temos a Secretaria de Agricultura, de Obras, de Empresas Públicas e do Meio Ambiente, todas atuando em estradas vicinais. Com a nova secretaria, esses trabalhos serão concentrados em um único órgão, que ficará responsável por gerenciar o maquinário, captar recursos e melhorar a infraestrutura viária, principalmente na zona rural”, explicou.
(Com informações do Portal Tô de Olho e Cidades Em Foco)