Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (Sempi) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) levaram o Ônibus Lilás ao município de Picos. A iniciativa ofereceu serviços de orientação sobre as violências contra a mulher, apresentou a rede de acolhimento em casos de violência e proporcionou diversos serviços estaduais e municipais. A ação teve como objetivo integrar políticas voltadas para as mulheres, oferecendo desde informações sobre a Lei Maria da Penha até a possibilidade de registrar Boletins de Ocorrência (B.O.) e emitir o novo RG.
Bel Silva, liderança local do Raízes do Brasil Piauí, destacou a importância da presença de serviços como os da Defensoria Pública e da SASC. “Um dia de cidadania muito importante aqui na nossa cidade; já tivemos diversos atendimentos. A população tem saído muito bem atendida, feliz e grata pelas ações e pelo atendimento da equipe. É sempre muito bom receber o Ônibus Lilás aqui em Picos”, comentou Bel. Para ela, essas ações são fundamentais para o avanço na garantia dos direitos da população, especialmente na defesa dos direitos das mulheres. “Que possamos receber mais e mais ações como essa aqui na nossa cidade de Picos”, concluiu.
Adriana Pereira de Sousa, participante da ação, elogiou a qualidade dos serviços oferecidos. “Resolvi a parte da documentação, fiz a unha, o cabelo e gostei muito do atendimento”, relatou Adriana, satisfeita com a experiência.
O Ônibus Lilás seguirá sua rota amanhã (25) em São Raimundo Nonato, durante o Festival Ópera da Serra, e em Dirceu Arcoverde, no dia 26 de julho. Nos dias 30 e 31 de julho, o Ônibus Lilás estará em Oeiras, atendendo as comunidades quilombolas Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz e Canto Fazenda Frade, ampliando o alcance das ações de cidadania e apoio às mulheres em todo o estado.
CCOM-PI