PUBLICIDADE

COMBATE AOS EFEITOS DA ESTIAGEM

Ministro Waldez Góes anuncia ações de combate à seca no Piauí

48182e5f71d1d785bf030534cb6d404a

Com mais de 200 municípios em situação de emergência federal em decorrência da seca e da estiagem que atinge o Piauí, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou, em entrevista exclusiva ao portal Cidadeverde.com, medidas de contenção à crise hídrica no estado. O gestor comentou a evolução das obras da Barragem de Nova Algodões e afirmou que o governo federal dará total suporte às prefeituras atualmente atendidas pela Operação Carro-Pipa em parceria com o Exército.

A declaração foi dada durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante o programa, o ministro detalhou ações do Projeto de Integração do Rio São Francisco e novas medidas voltadas à segurança hídrica na região.

O ministério classificou o cenário enfrentado no Piauí como “crítico”. Dos 224 municípios piauienses, 205 estão com emergência vigente por seca ou estiagem. Somente no último mês de maio, o MIDR reconheceu a situação de emergência em 126 municípios afetados.

Foto: Secom/Divulgação

Desde o início do período de estiagem, o MIDR, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), já destinou quase R$ 400 mil ao estado, principalmente para locação de caminhões-pipa e compra de combustível. Os recursos emergenciais visam garantir o abastecimento de água em áreas urbanas que enfrentam colapso hídrico. Atualmente, 21 municípios são atendidos pela Operação Carro-Pipa Federal, com 162 caminhões atendendo uma população de 61.573 pessoas.

Waldez Góes comentou o andamento das ações no Piauí:

“Eu mesmo já fiz várias reuniões com o nosso ministro Wellington Dias, com prefeitos, o governador Rafael e parlamentares do Piauí, tratando desse processo de estiagem. Desde então, temos dado toda a assistência. Inclusive, no próximo sábado (14), estaremos disponibilizando para todo o Nordeste o sistema Defesa Civil Alerta. Temos também os planos de reconhecimento de emergência seguidos do auxílio humanitário. Mesmo com a transposição do Rio São Francisco chegando a outros estados, o presidente incluiu, nas obras do novo PAC, a barragem de Nova Algodões, com investimento de R$ 242 milhões”, afirmou.

O ministro reforçou ainda que o governo dará total assistência às cidades atendidas pela operação:

“Essa operação tem contrato com o Exército. O governo do presidente Lula garante 100% do pagamento, sempre em dia. Mas a inclusão do município para se beneficiar do serviço depende de o prefeito fazer a solicitação. O município emite o decreto e solicita o ingresso. Após o pedido, o Exército vai ao local e analisa a situação para iniciar a operação. Há um intervalo entre o pedido e o início das ações, devido à análise técnica. Nesse período, o ministério pode oferecer assistência financeira para abastecer essas cidades”, concluiu.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.