PUBLICIDADE

RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Emendas PIX: prefeituras piauienses têm até 5 de agosto para garantir recursos de 2025

ZuKCWm0FINyz8p7mIPZDIJyzzfIE8oafZluhYB8q

As prefeituras do Piauí têm até o dia 5 de agosto para enviar os planos de trabalho referentes às emendas PIX, modalidade de transferência especial prevista na Constituição Federal, caso queiram garantir o recebimento dos recursos no exercício de 2025. O alerta é da Confederação Nacional de Municípios (CNM), após a publicação da Portaria Conjunta nº 15, do Ministério da Fazenda e do Ministério da Gestão e Inovação, feita na última segunda-feira, 28 de julho.

A medida regulamenta a execução orçamentária e financeira da União no que diz respeito às transferências especiais, instituídas pelo artigo 166-A, inciso I, da Constituição. Essas transferências, também conhecidas como emendas PIX, dispensam convênio e podem ser repassadas diretamente aos cofres dos municípios, com maior autonomia para aplicação dos recursos.

Para garantir a liberação dos valores, os gestores municipais precisam acessar a plataforma Transferegov (www.transferegov.br), onde está disponível a lista de municípios beneficiários com os respectivos valores, objetos e ordem de prioridade das transferências previstas para 2025. Segundo a portaria, os dados são extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP).

Além de dar ciência da emenda, os prefeitos devem incluir os planos de trabalho no sistema até 5 de agosto, respeitando as normas de transparência e execução da despesa pública. Após essa etapa, os documentos serão analisados pelos ministérios e órgãos setoriais responsáveis, que avaliarão a viabilidade das ações propostas.

A CNM reforçou que, embora a execução das emendas PIX dispense a celebração de convênios, os municípios continuam obrigados a cumprir as exigências legais de transparência, prestação de contas e correta aplicação dos recursos públicos.

O envio dentro do prazo é considerado fundamental para que as prefeituras não percam o direito ao recebimento dos valores já previstos no orçamento. Diante da complexidade e agilidade exigidas no processo, a Confederação orienta que os gestores fiquem atentos às exigências da nova portaria e busquem apoio técnico, caso necessário.

O que são as emendas PIX?

As chamadas emendas PIX foram criadas com a promulgação da Emenda Constitucional nº 105, de 2019, e regulamentadas pelo artigo 166-A da Constituição. Elas permitem que deputados e senadores destinem recursos diretamente aos entes federativos sem a necessidade de firmar convênios ou termos de execução descentralizada. O nome popular “PIX” surgiu pela semelhança com o sistema de pagamento instantâneo, em referência à agilidade do repasse dos recursos.

Como acessar?

Os gestores municipais podem acessar o Transferegov pelo site oficial www.transferegov.br, utilizando login de representante do Ente federativo. No portal, é possível consultar a lista completa dos beneficiários, os valores e também submeter os planos de trabalho exigidos pela portaria.

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.