A corrida pelo comando de seis cidades do Piauí, nestas eleições de 2024, terá a disputa direta de sete deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os municípios representam seus principais redutos eleitorais ou zonas de maior interesse político.
O número é maior quando comparado com o mesmo período de 2023. Na época, seis deputados defendiam pré-candidatura para a corrida eleitoral deste ano. A disputa também se concentrava apenas entre as cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.
Embate na capital
Detendo o maior eleitorado do Piauí, capital Teresina será a única cidade do estado sendo disputada por dois deputados estaduais. O pleito terá a presença dos deputados, Fábio Novo (PT) e Jeová Alencar (Republicanos), candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Os parlamentares são opositores à atual gestão do prefeito Dr. Pessoa (PRD), que vai buscar a reeleição. Também compõem a disputa os candidatos: Silvio Mendes (União Brasil), Tonny Kerley (NOVO), Geraldo Carvalho (PSTU), Francinaldo Leão (PSOL), Santiago Belizário (UP), Telsírio Alencar (Mobiliza) e Lourdes Melo (PCO).
O deputado Jeová Alencar ocupa a condição de vice na chapa do candidato Silvio Mendes.
Planície litorânea
Em Parnaíba, no sul do estado, o deputado Dr. Hélio (MDB) concorre ao Executivo Municipal. O parlamentar solicitou afastamento das atividades na Alepi, no mês de julho, para focar na campanha.
A eleição em Parnaíba será protagonizada pelo por Francisco Emanuel (Progressistas), candidato apoiado pelo atual prefeito Mão Santa (União Brasil); o ex-prefeito Zé Hamilton (PSD); e Dr. Hélio.
Capital do mel
O deputado estadual, Pablo Santos (MDB), disputa a Prefeitura Municipal de Picos. A cidade é o principal colégio eleitoral do parlamentar, que tenta o cargo de prefeito da cidade pela primeira vez.
Seu principal adversário é o atual prefeito do município, Gil Paraibano (Progressistas). Ele também detém o posto de segundo suplente na chapa do senador da República, Ciro Nogueira (Progressistas-PI).
Princesinha do Sul
Na cidade de Floriano, o médico e deputado estadual, Marcus Kalume (PT), disputa a Prefeitura do município. Ele assumiu a vaga na Alepi em setembro de 2023, com a licença do titular – Nerinho (PT) – atual secretário da Defesa Civil.
Antônio Reis (PSD) é o atual prefeito da cidade e figura como adversário direto de Kalume no pleito. O gestor assumiu o cargo em 2022, após a renúncia do então prefeito, Joel Rodrigues (Progressistas).
Terra da manga
O deputado estadual, Warton Lacerda (PT), é candidato à Prefeitura de Altos. Ele é casado com a ex-prefeita do município, Patrícia Leal, que ocupou o cargo entre os anos de 2013 e 2020.
O atual prefeito, Maxwell da Mariínha (PSD), candidato à reeleição, concorre à renovação do mandato. Na cidade, também já exerceu o cargo de vereador e foi presidente da Câmara de Altos.
Região Norte
Na terça-feira (30), o deputado estadual, Oliveira Neto (PT), anunciou sua candidatura à Prefeitura de Miguel Alves. O parlamentar é filho do ex-prefeito do Município, Oliveira Júnior.
A disputa também terá a presença do atual prefeito da cidade, Francisco Antônio Rebelo Paiva (MDB), conhecido como Veim da Fetraf (MDB). O gestor tentará a reeleição no município.
Fonte: Portal Clube News