PUBLICIDADE

ENERGIA LIMPA

Estudos apontam investimentos de R$ 6 bilhões para impulsionar energia verde no Piauí

energia_solar

O governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o anúncio de estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que apontam a necessidade de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos em linhas de transmissão para o Piauí e o Ceará. A medida é considerada estratégica para viabilizar grandes empreendimentos ligados à transição energética na região Norte do estado, especialmente projetos de hidrogênio verde, data centers e siderúrgicas.

Foto: Cidadeverde.com

Segundo o governador, o principal desafio para a instalação desses empreendimentos não está na geração de energia, mas na capacidade de conexão ao sistema elétrico nacional. A ampliação da infraestrutura de transmissão é apontada como essencial para que novos investimentos possam sair do papel.

“O grande gargalo hoje para esses grandes projetos de energia verde, que na verdade não são geradores, mas consumidores de energia, é exatamente a capacidade de conexão do sistema elétrico. Para aumentar essa capacidade de conexão, precisa de mais investimentos em transmissão. Foi isso que a Empresa de Pesquisa Energética anunciou para o Piauí e o Ceará, dois estados que estão se consolidando como polos de investimentos na área da energia verde”, afirmou Rafael Fonteles.

De acordo com Rafael Fonteles, a meta do governo é utilizar essa capacidade disponível para atrair indústrias e gerar empregos no próprio estado, principalmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Nós produzimos aproximadamente 8 gigawatts de energia e consumimos apenas 1. Os outros 7 gigawatts saem do Piauí para outros estados do Brasil. O que nós queremos é industrializar o estado e utilizar essa energia aqui, atraindo empreendimentos como hidrogênio verde, data centers e siderúrgicas. Por isso, esse investimento em transmissão é tão importante para o futuro do Piauí”, destacou.

O estudo da EPE prevê que, após a realização dos investimentos e a ampliação da infraestrutura elétrica, o estado poderá contar com cerca de 4 gigawatts adicionais de capacidade de conexão para consumo industrial a partir de 2032.

Segundo o governador, o anúncio representa apenas a primeira etapa do processo. O próximo passo será a preparação dos leilões dos sistemas de transmissão, previstos para ocorrer entre 2027 e 2028. Após a contratação, as obras devem levar entre três e quatro anos para serem concluídas.

Para Rafael Fonteles, a ampliação da rede elétrica fortalece a posição do Piauí na corrida nacional por investimentos ligados à economia verde e à transição energética, consolidando o litoral piauiense como uma das regiões mais promissoras para a instalação de grandes empreendimentos industriais nas próximas décadas.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.